Informações do Projeto
A arquitetura é um amplo processo em espiral. Investigamos uma arquitetura-palimpsesto, desdobrada por ciclos de construção e destruição, de vertiginosos empilhamentos e apagamentos de memória. Adotamos a noção de "reação" como o emblema de um processo de transformação na produção do espaço da cidade. A reação assume tanto a causa quanto a consequência de um ato, é tanto ativada quanto é força que ativa. Diversos são os casos em que os efeitos colaterais das transformações urbanas ganham autonomia de suas ações originais e perdem seus marcos temporais. As transformações e seus efeitos se confundem nas cadeias de processos anteriores e posteriores a eles. Sua lógica nunca é clara ou definitiva. São estados mutáveis, acumulações e articulações a partir do estímulo de substratos. Uma reação assume o papel de outra num jogo de interações urbanas, e a cidade constitui esse emaranhado que ganha forma em seu próprio refluxo.
Dentro de um contexto de conflitantes narrativas, o depois, ou o futuro, já chega com ocorrências confusas, miragens, fissuras, inadequações, alheamento, fantasmagoria, jogos de espelhos. 8 Reações para o Depois reflete sobre o anúncio de uma cidade por vir, sobre um projeto de cidade à deriva. As incertezas geram angústias, fomentam o medo da desintegração pelo outro, pelo desconhecido, e o desejo de proteção. Enquanto alicerces prematuros da justiça social têm sido destruídos, muitas memórias que compõem o Brasil seguem sendo desfeitas, incendiadas. Ao salientar os riscos, as reações nos indagam sobre os possíveis caminhos para a coletividade. Como diferentes modos de vida podem coexistir nas cidades? Onde reverberar nossas palavras e nossas ações não apenas como arquitetas, mas como possíveis propositoras de outras formas de estar  no mundo, agentes de nossa própria humanidade?

– Texto extraído diretamente do livro.
Ficha Técnica
Editado por
Entre
Coordenado por
Ana Altberg e Mariana Meneguetti
Em colaboração com
Gabriel Kozlowski
Autores
Ailton Krenak, Paulo Tavares, Eyal Weizman, Alan Brum, Raquel Rolnik, Keller Easterling, Silvia Federici, Barbara Wagner e Benjamin Burca 
Equipe
Joana Martins, Juliana Biancardine, Lucas Botelho, Manuela Muller, Michel Zalis, Nathalia Perico, Stephanie Marques
Projeto Gráfico e Diagramação do Impresso
Estúdio Forno – Eduarda de Aquino, Marina Rozenthal e Stephanie Lima
Ilustrações
Kammal João
Fotos portfolio
Estúdio Forno
Editora
Rio Books
Direção Editorial
Denise Correa e Daverson Guimarães
Tradução
Pedro Sette-Câmara
Patrocínio
CAU-RJ
Apoio
Goethe Institut e Indiana Produções
Tipografias
Tiempos e Heebo
Papéis
Polen Soft 80g, Color Plus Madrid 180g, Color Plus Madrid 80g
Entre é um grupo independente de pesquisa em arquitetura, baseado no Rio de Janeiro, que investiga as transformações urbanas e seus efeitos colaterais por meio de relatos verbais.
entre-entre.com 
@arquitetura_entre / 
contato@entre-entre.com
Back to Top