Sobre o Projeto
Da mesma forma que surgem novas tecnologias, surgem também novos arranjos regulatórios necessários. Nos últimos 25 anos, é possível observar que há o registro de muitas iniciativas que surgiram nas últimas décadas já capazes de inspirar ou até mesmo solucionar debates mais recentes. Uma das lacunas no campo de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual é a valorização dessas ideias que foram pensadas outrora, uma vez que elas podem ter sido borradas diante da confluência de outros assuntos mais modernos. A área precisaria, portanto, de mergulhar em uma espécie de "museu de grandes novidades", como exposto na canção O Tempo Não Pára, de Cazuza, em busca de clarear antigas ideias que inclusivem mapeam parte da jornada caminhada até aqui.
O Museu de Novas Ideias é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) que busca retomar e reunir o debate sobre os Direitos Autorais através das lentes da tecnologia mais recente. O projeto nasce com o intuito de promover o debate público informado atualmente ao resgatar discussões promovidas seja pela coletividade seja por movimentos sociais e jurídicos relevantes. Sua estrutura consiste em um sítio digital – pensado a partir de quatro fases cronológicas – que reúne artigos, pesquisas e conteúdos multimídia a certa da proteção de direitos autorais. Além disso, foi desenvolvido um programa de entrevistas com os maiores especialistas do assunto no país para que esse debate possa furar bolhas e encontrar outros locais e pessoas que participem desse movimento. 
O sistema de identidade visual deste projeto foi pensado a partir de dois conceitos: a criatividade (expressa a partir da palavra ideias) e a miscelânea (que representa a profusão de temas reunidos). Dessa forma, foram combinados não apenas tipografias diferentes, como símbolos e cores que estão presentes e populares no universo digital dos dias de hoje. Como parte do desafio era representar a presença e o apagamento de ideias já existentes dentro do campo de Direitos Autorais, principalmente nas peças gráficas desenvolvidas para a websérie, o contraste entre o cinza claro e o preto foram explorados como um dos elementos chave que compõem esse sistema visual. 
Ficha Técnica
Concepção e Idealização
Sérgio Branco e Pedro Gueiros
Projeto Gráfico
Stephanie Lima
Filmmaker e Diretor de Fotografia
Tales Duarte
Desenvolvimento do Sítio Digital
Mariana Bertoluci
Redes Sociais
Barbara Macedo
Revisão
Renata Guedes
Supervisão
Karina Santos e Christian Perrone
Produção
ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro
Museu de Novas Ideias é uma iniciativa que busca retomar o debate sobre direitos autorais com as lentes da tecnologia. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade. Todos os direitos reservados.
museudenovasideias.org.br
Back to Top