Sobre o Projeto
O metaverso pode ser definido como a convergência do mundo físico com o mundo digital, isto é, um espaço virtual onde as pessoas, interagindo por meio de “avatares”, poderão trabalhar, socializar, negociar, jogar e consumir. Embora o conceito não seja uma novidade, hoje, graças ao desenvolvimento de diferentes tecnologias, já é possível vislumbrar um futuro que será revolucionado por esse novo estágio da era digital. O metaverso só deve se tornar ubíquo em dez anos. Até lá, muitas questões envolvendo os seus impactos na sociedade serão levantadas e debatidas por representantes de diferentes setores. 
Criado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) - instituição empenhada em estudar a interseção entre tecnologia e sociedade com uma visão voltada aos desafios particulares do Sul Global - o diVerso é um laboratório de estudos sobre o metaverso com o objetivo de mobilizar os atores interessados em contribuir com investigações dos impactos de tecnologias como a do metaverso a partir de um ponto de vista multissetorial.

O processo de naming
Embora o conceito de metaverso seja bem recente, ele foi tratado como uma realidade tecnológica bem distante da realidade brasileira. Por essa razão, após algumas rodadas de brainstorming de conceito para o nome do projeto, foi observado a recorrência do sufixo -verso em algumas palavras que também eram atribuídas à tecnologia. Versus, do latim, significa “dobrar”, “verter”. Dado que o intuito da Instituição era desdobrar os impactos do metaverso a partir de uma gama de temas (como Gênero, Raça, Governança, Democracia, Identidade, entre outros), foi entendido que DIVERSO seria o nome mais adequado à multiplicidade verbal e semântica desejada pelo projeto.
O Símbolo e a Expressão Gráfica
Inspirada pelo gesto de “dobrar”, “virar”, a letra V foi elegida como a manifestação do conceito gráfico expresso tanto na etimologia como no território de palavras do projeto. A duas linhas diagonais em oposição uma a outra são, por si só, o reflexo dessa dualidade de mundos - físico e digital -, bem como o recipiente que permite que essa experiência de convergência pode acontecer.
A Identidade Visual
Tomadas as decisões de conceito e expressão visual, o desenvolvimento da identidade dá continuidade a partir da paleta de cores, família tipográfica, logomarca completa, bem como, seus desdobramentos mostrados a seguir. Para isso, foi considerado que a estrutura tecnológica do metaverso, propriamente dito, no momento de desenvolvimento do projeto é muito mais esquemática e imagitiva do que propriamente formal. É por isso que foi evitado o uso formas demasiado orgânicas e que há recorrência de formas mais rígidas. O objetivo do laboratório é mais o de propor e delimitar questionamentos críticas ao metaverso do que fabular novas possibilidades para esses novos mundos híbridos.​​​​​​​​​​​​​
Ficha Técnica
Concepção e Idealização
João Victor Archegas e Carlos Affonso Souza
Projeto Gráfico
Stephanie Lima
Desenvolvimento Digital
Mariana Bertoluci e Pedro Braga
Supervisão do laboratório
João Victor Archegas e Pedro Braga
Desenvolvimento do Sítio Digital
HackLabi
Redes Sociais
Barbara Macedo
Revisão
Renata Guedes
Supervisão
Karina Santos e Christian Perrone
Produção
ITS Rio - Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro
diVerso é um laboratório de estudos sobre o metaverso que tem a missão de estudar os impactos dessas tecnologias híbridas na sociedade, com o objetivos de amenizar os pontos negativos e potencializar os positivos. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade. Todos os direitos reservados.
diverso.wiki.br
Back to Top